29 de setembro de 2006

ultimas

No escritorio prepara-se uma purga (acho eu, veremos hoje). Deve ser divertido.
No ultimo fim de semana fomos a Boston (dai' a foto do Corbu). Mas devo dizer que foi um bocado desilusao; nao so' nao ha' nada de especial para ver, como parece impossivel encontrar um cafe de jeito - tudo, mas tudo mesmo, sao franchises, as mesmas deprimentes franchises que se vem em todo o lado. Ai... Excepcoes: O museu da Isabella Stuart Gardner, que e' um amontoado de lareiras, janelas, colunas, armarios, etc saqueados (i.e. comprados a bom preço) de Italia e arredores e montados num edificio novo. O patio interior tem as janelas da Ca' D'Oro! (pelo menos e' a lenda, e estando la' quase que se acredita). A outra excepçao e' a Little Italy, onde se fala italiano e se come bem (ao contrario da que ha' por aqui, que ja' nao e' nada que se veja).

26 de setembro de 2006

Harvard

rebuçados a quem adivinhar o que e'.

22 de setembro de 2006

nunca pensei

que desenhar duas dobradiças levasse um dia inteiro. E' o que se passa quando e' tudo feito por medida.

21 de setembro de 2006

Sofia



A Catedral, tambem do sec. XIX (dos finais!), erguida para celebrar a independencia da Turquia. Por fora e' uma especie de bolo coberto de creme, por dentro e' pura expressao da forma arquitectonica. A foto de baixo e' de outra igreja em Sofia, mas a ideia e' a mesma - tudo arcos perfeitos, sem molduras ou rococos, a decoraçao e' toda pintada. Como o interior ja' nao ve um restauro desde os tempos do Estaline, pelo menos, as paredes estao pretas e as imagens mal se entrevem; felizmente para no's arquitectos, porque mostra os volumes interiores com uma monumentalidade esmagadora e heroica, so' comparavel (tanto quanto conheço...) ao proprio Pantheon.

20 de setembro de 2006

Wall Street




Fui la' pela primeira vez ha' uma semana atra's, e nem queria acreditar... Parece um sonho de arquitectura, aqueles edificios todos vagamente neoclassicos, todos juntos e metidos em ruas estreitinhas, de modo que so' se veem 'a distancia. E de perto, os pormenores sao fantasticos. Nem parece que estamos na America em que tudo e' de plastico ou de contraplacado - aqui e' pedra e mais pedra, e ornamentos atra's de ornamentos, muito civilizado.

14 de setembro de 2006

Plovdiv




Banho turco, enterrado, instalado numa casa do sec. XIX (como quase toda a arquitectura que vale a pena na Bulgaria).

13 de setembro de 2006

12 de setembro de 2006

11 de setembro de 2006

11 de Setembro

e logo vamos ver as luzes, que, passe a lagrima ao canto do olho, estou 'a espera que sejam um monumento urbano impressionante.

8 de setembro de 2006

Feios, porcos e maus

Sao lixo ideologico reaccionario, mas tem sentido de humor: sao os Lost Gorbachevs, que descobri ontem que existiam (sao todos meus amigos). O titulo GIVE MY TAXES BACK SS mostra bem aquilo que pensam sobre o liberalismo economico, e MADONNA SERVES IMPERIAIS dispensa interpretaçoes, alem de que se denominam jazz anarco-satanico.
Claro que nao se lembraram que o myspace e' precisamente um produto do capitalismo de massa que proporciona a qualquer marmelo ter um site... mas para que ter interrogaçoes filosoficas quando a musica e' tao fixe?

6 de setembro de 2006

Tcherno More


O Mar Negro. Nao e' nada negro, mas de vez em quando aparece com muitas algas, pequenas, que lhe dao uma cor verde escura. Neste dia estava transparente e limpo.

5 de setembro de 2006

Sofia, Sábado à noite

Vão aqui, e vejam se descobrem o vosso amigo, no meio dos matarruanos, friques rurais e modelas búlgaras em Sofia (os preços de leste deram para ir a três clubs na mesma noite...). O sítio é o Chervilo, e recomenda-se (tem uma banheira à entrada, estilo último filme do Batman e interiores à la Star Trek).

match point

lembram-se do penúltimo filme do Woody Allen, em que a bolinha cai do lado certo da rede e a vida do gajo muda completamente? Na viagem de regresso, a bola caiu do meu lado. Vá-se lá saber por quê, tiveram que trocar de avião em Frankfurt. Eu, com meia hora de intervalo entre chegada a Franfurt (de Sofia) e partida, cheguei esbaforido ao terminal onde dezenas de famílias protestavam que lhes tinham trocado os lugares. A mim, deram-me um lugar em business... Nem queria acreditar, chegar ao avião e ver aquela cadeira enorme, e champanhe antes de levantar vôo - estava à espera que viesse alguma hospedeira pôr-me no meu lugar a qualquer momento, mas não. Diga-se que é uma seca na mesma, 8 horas dentro do avião, mas faz alguma diferença poder esticar o pernil até NY e ver os filmes que se quer; assim, o vôo até ficou barato.
Amanhã começamos a publicar as fotos da Bulgária, com comentários.